ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTOR: Maria de Lourdes de Jesus
CURSISTA:
José Carlos Silva de Sousa e Silvio Márcio de Araújo Vale
Titulo
do Projeto: Minha escola gosta de lê
São Francisco do
Brejão – MA
2013.
Atividade2: 1
Projeto
Atividade apresentada a Secretaria de Estado da Educação,
por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais no Curso de
Formação Continuada em INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL,
como requisito para avaliação da atividade 2.1 Projeto
Pedagógico.
São
Francisco do Brejão-MA
2013
1 – IDENTIFICAÇÃO
I
- DADOS DA ESCOLA
II –
TEMA
III - OBJETIVO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IV - JUSTIFICATIVA
V - METODOLOGIA
VI -MATERIAL
UTILIZADO:
VII- ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS:
VIII- CULMINANCIA:
IX - DIVULGAÇÃO:
X - AVALIAÇÃO:
XI - BIBLIOGRAFIA:
Projeto de Leitura:
Minha Escola Gosta de Lê.
“Ó bendito que semeia
livros,
Livros a mão cheia
E manda o povo pensar...”
Castro Alves
São Francisco do
Brejão-MA, 08 agosto de 2013
INTRODUÇÃO
Ser capaz de imaginar
outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa
existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira
infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela
fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos
mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de
aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a
comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a
leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de
maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as
matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas
de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição
quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de
ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse
aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma
conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.
Embora enfatizemos a
conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima
relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a
atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O
que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está
produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação a
série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinados a atender e
suprir esses atrasos.
Diante a tantas
possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse
interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e
ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o
professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos
poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também
permitindo o contato direto com o “livro” através da biblioteca itinerante, a
qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de
sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de
ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e
consciente de seu papel de cidadão.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade
sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem,
observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação do futuro
como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no
preparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma
importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do
conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa
maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos
efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual
estará atendendo a escola como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do
“hábito da leitura” e da escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas
durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando
na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pelo livro e
pela leitura.
OBJETIVO GERAL
a) Desenvolver uma
prática pedagógica que motive os alunos ao habito de leitura. Proporcionando
momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, Provocando o gosto pela
diversidade textual;
b) Promover na
comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para
a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura
pelo prazer de ler; Proporcionar a interatividade dos alunos, professores e
funcionários com as literaturas infantis, infanto-juvenis, juvenis e clássicas,
despertando o gosto e o prazer pela leitura; Intensificar na escola interesse
pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades
cotidianas; Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras
diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte
de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades; Incentivar o
desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação
através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção
literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a leitura
por prazer, por meio de atividades lúdicas;
• Desenvolver estratégias
de leitura/produção de textos coerentes;
• Oferecer tempos e
espaços de leitura diferentes aos da escola para as crianças e as famílias;
• Fomentar o gosto pela
leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e
diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
• Sensibilizar, difundir
e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a
linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem e
constroem a sua própria história cidadã;
• Propiciar a formação
de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do
conhecimento;
• Estimular o gosto pela
leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação;
• Desenvolver as
capacidades das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
• Propor situações de
práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
• Aproximar os alunos do
universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles
possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e
ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo
preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que
construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a
leitura de histórias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PELA ESCOLA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1: Divulgação do projeto
' Na data agendada para o
inicio do projeto, será realizada no turno matutino, socialização e
interpretação das ações do Projeto Minha Escola Gosta Lê para os pais e
comunidade escolar, bem como a divulgação dos trabalhos a serem desenvolvidos e
os momentos da execução das atividades para prévia organização dos professores
e alunos. Nessa ocasião serão convidados pais que apresentem alguma habilidade
em declamação, musica, dança, teatro, contação de histórias, paródias para
contribuir com o projeto.
ATIVIDADE N 2 :Sacola da
Leitura (a cada três dias a sacola muda de aluno)
Serão confeccionadas uma
sacola para cada turma. Nessas sacolas serão colocados um kit contendo diversos
materiais de leitura para a mãe, o pai os irmãos e o próprio aluno dependendo
do nível em que esta. Cada vez um aluno levará para casa para ler em família também
irá neste kit um caderno para que os pais anotem o que mais achou interessante
na leitura.
Obs. os pais que não
sabem ler, os filhos os ajudaram a ler e a fazer os comentarias a respeito da
leitura.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
3: Hora do Conto:
Este momento acontece
mensalmente, criando momentos de interação entre professores e alunos
mediatizados pela contação, teatro e leitura de histórias da literatura
infantil. São momentos dinâmicos e lúdicos que envolvem planejamento coletivo
entre educadores e escola.
Cada educador planejará
suas atividades e as apresentará para as outras turmas, formando assim um círculos
de apresentações nas turmas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
4: Todos lendo
Essa atividade
acontecerá quinzenalmente. O aviso do início da atividade será marcado por um
barulho ou um som que chame atenção de todos. Em cada sala, os educando e
docentes realizam leitura. Da mesma forma, os funcionários em seus locais de
trabalho deixam seus afazeres e leem. Será organizando previamente kits de
livros para cada turma, e serão entregue o professor para realização dessa
atividade
Também os pais, que por
ventura vierem à escola nestes horários serão convidados a ler.
No final do ano letivo
serão premiados os alunos” destaque” na leitura.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5:
Visita a Biblioteca Pública
Serão proporcionado aos
alunos visitas à Biblioteca Pública para ampliar e diversificar as formas de
leitura. Essas visitas serão por turmas e as atividades realizadas pela por ela
será organizada pelo professor.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PELAS TURMAS
• Apresentação de
algumas obras lidas por alunos do 1º ao 5º ano;
• Manuseio individual e
espontâneo de livros;
• Escolha de livros a
serem lidos;
• Leitura de livros;
• Fichamento de livros
lidos pelos alunos (opiniões sobre o tema abordado, etc.);
• Preparação da
apresentação dos livros lidos, teatros, comercial, música, poesia, historietas,
mímicas, parlendas, trava-língua, etc;
Atividades desenvolvidas
com o 1º ano
Os alunos do 1º Ano
trabalharão com Literatura Infantil com o Livro escolhido pela turma. Os alunos
juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando
informações sobre a referência bibliográfica do mesmo:
Título do livro:
Nome do autor
Nome do ilustrador
Nome da editora
A professora fará uma
orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz,
seriedade, leitura fluente. Os alunos que não souberem ler receberão uma página
do texto para acompanhar a leitura.
Os alunos poderão
sentar-se em circulo no chão, em cadeiras dispostas. A professora inicia a
leitura da história, porem não termina, instigando assim a curiosidade das
crianças.
Eles levarão para casa
uma cópia da história e pedirão aos pais que terminem de contar a história
fazendo com que os mesmos participem do desenvolvimento da leitura de seus
filhos.
Após esta etapa serão
desenvolvidos vários exercícios relacionados com o texto.
Na próxima etapa os
alunos farão a dramatização da historia. Divididos em grupos de alunos, cada
equipe ensaiara com a coordenação da professora a encenação e apresentarão para
as demais salas. As melhores apresentações serão apresentadas no fim do projeto.
Depois de realizado a
encenação trabalhar-se-á a escrita. As crianças reproduzirão com suas palavras
a historia que leram. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela
professora ou por colegas já alfabetizados.
2º e 3º ANO
O 2º e 3º ano
desenvolverá as seguintes atividades com livros de literatura:
• Leitura de textos
literários feita pela professora;
• Comentar sobre a
importância da leitura e os tipos de textos;
• Colocar os livros a
disposição dos alunos para que escolham o que mais lhe chamar atenção;
• Pedir que os alunos
leiam junto com os pais;
• Comentar sobre o que
entenderam sobre a história que leram
• Trabalhar na oralidade
os textos lidos ( moral da história);
• Permitir a troco dos
livros entre os alunos;
• Procurar palavras
desconhecidas no dicionário;
• Cada aluno ira
confeccionar um livro da história lida;
• Fazer a exposição dos
livrinhos para as demais turmas na culminância do projeto.
4º e 5º ANO
Os alunos começarão
escolhendo livros de seu interesse, com desenhos coloridos e atrativos. Depois
de cada livro lido os alunos preencherão uma ficha de leitura. Em cada troca de
livros será sorteado um aluno que ira contar a história que leu com suas
palavras, para que a professora analise sua interpretação, vocabulário e
entendimento da história.
• Dar acesso ao aluno as
diferentes leituras da internet através de jogos e sites educativos.
• Confecção de livros
recortes, colagem desenhos e pintura sobre a história lida;
• A professora
distribuirá vários trechos de histórias conhecidas para que os mesmos
identifiquem e completem;
• Os alunos irão
apresentar histórias para os alunos do 1º e 2º ano;
• Apresentação de um
teatro de uma história infantil escolhida pelos alunos.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Para o encerramento do
projeto faremos uma manhã cultural, Neste dia os alunos irão apresentar as
atividades desenvolvidas durante o ano para a comunidade escolar,
principalmente para os pais através de trabalhos escritos, confecção de livros,
contação de histórias, leitura de poesias e criação de desenhos. Cada sala será
palco de uma atividade.
Também serão premiados
os melhores leitores de cada turma.
CRONOGRAMA DAS
ATIVIDADES
Atividade
|
Descrição
|
Data
|
Início do projeto: Minha Escola
Gosta de Lê
|
Reunião para apresentação do
projeto à comunidade escolar
|
24/05/2013
|
Todos lendo
|
O aviso do início da
atividade será marcado por um barulho ou um som que chame atenção de todos.
Em cada sala, os educando e docentes realizam leitura. Da mesma forma, os
funcionários em seus locais de trabalho deixam seus afazeres para lê. Será
organizando previamente kits de livros para cada turma, e serão entregue o
professor para realização dessa atividade
Também os pais, que
por ventura vierem à escola nestes horários serão convidados a ler.
|
11/06/2013
25/06/2013
02/07/2013
16/07/2013
13/08/2013
27/08/2013
10/09/2013
24/09/2013
08/10/2013
22/10/2013
|
A
hora do conto
|
Este momento acontece
mensalmente, criando momentos de interação entre professores e alunos
mediatizados pela contação, teatro e leitura de histórias da literatura
infantil. São momentos dinâmicos e lúdicos que envolvem planejamento coletivo
entre educadores e escola.
Cada educador
planejará suas atividades e as apresentará para as outras turmas,
|
18/06/2013
20/08/2013
17/09/2013
15/10/
2013
|
Sacola da Leitura
|
A cada três dias a sacola muda de aluno
o professor coordenará essa ação organizando a sacola e quais alunos
irão levar a sacola pra casa.
|
27/05/2013 início da atividade
|
Visita a Biblioteca
Pública
|
Serão proporcionado
aos alunos visitas à Biblioteca Pública para ampliar e diversificar as formas
de leitura. Essas visitas serão por turmas e as atividades realizadas por ela
será organizada pelo professor.
|
1º Ano
2° e 3º
4º e 5º
|
Culminância do projeto: Manhã
Cultural
|
Apresentação e exposição dos
materiais produzidos.
|
08/11/2013
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário